Mandaguahy pode perfurar novo poço para melhorar abastecimento

O prefeito Osvaldo Franceschi Junior (PV) anunciou ontem, dia 06 de novembro de 2010, que a Prefeitura e a empresa Águas de Mandaguahy podem perfurar novo poço em parceria. Ele divulgou a informação durante inauguração de sistema perfurado pela concessionária na Estação de Tratamento de Água (ETA) 2 de Jaú (SP), que complementará o abastecimento dos bairros à margem direita do Rio Jaú.

 

Franceschi Junior diz que há preocupação com o abastecimento dos imóveis da margem esquerda do rio, sobretudo o Jardim Maria Luiza 4, que registrou falta d’água durante dias consecutivos em outubro. Para atender essa região, o chefe do Executivo fala que há conversações com a Águas de Mandaguahy para que perfure e administre mais um poço.

 

Bairros entregues recentemente e outros programados para serem habitados nos próximos dois anos criam necessidade de produção de mais água. O prefeito cita os bairros Dona Emília e Márcio Soufen Redi, totalmente ocupados, Bela Vista e Jardim Itatiaia, entre outros, que serão entregues em breve, como locais que forçam a ampliação do abastecimento.

 

“Depois que todos esses núcleos e outros estiverem concluídos, teremos mais de 2,5 mil novas moradias na cidade. Isso fará que tenhamos a necessidade de termos mais poços”, declara Franceschi Junior. O diretor da empresa, Walter Roberto Freitas, confirma a possível parceria com o município. Ele diz que a Águas de Mandaguahy solicitou à prefeitura que autorize a antecipação da 3ª fase do contrato entre as duas partes, que teria de ser cumprida até 2014.

 

“Nossa intenção é adiantar essa etapa para perfurarmos outro poço, com a mesma vazão desse (inaugurado ontem), ou com vazão parecida. Dessa forma, estaremos cumprindo integralmente o contrato com o município e garantindo o abastecimento da cidade”, fala Freitas.

 

Características

O poço perfurado na ETA 2 tem 580 metros de profundidade e condições de produzir até 5 milhões de litros de água por dia. Esse volume, no entanto, será atingido somente se houver demanda. Em período de consumo baixo, a captação poderá ser menor, informa a assessoria de comunicação da Águas de Mandaguahy.

 

A água que o poço produzir será tratada pela ETA com o volume captado no Córrego Mandaguahy, por flotação. Esse sistema condensa as impurezas e materiais pesados e os separa do líquido, que é distribuído na rede.

 

Decantador deve evitar cortes no abastecimento

A concessionária Águas de Mandaguahy deverá instalar sistema complementar para o tratamento da água captada do Córrego Mandaguahy, que abastece os bairros localizados à margem direita do Rio Jaú. A empresa poderá construir decantador para remover barro e outros materiais antes da água chegar até sua unidade principal, a Estação de Tratamento de Água (ETA) 2 de Jaú.

 

A medida está em estudo e poderá ser viabilizada porque em períodos de chuva intensa, de acordo com a assessoria de comunicação da empresa, o barro que é captado com a água do córrego dificulta o tratamento.

 

A ETA 2 limpa a água por meio de flotação, que condensa materiais pesados, como barro e impurezas, e os separa do líquido. Quando a sujeira atinge grande quantidade, no entanto, a distribuição fica comprometida por causa da redução do volume de água.

 

O decantador irá separar previamente parte dos materiais pesados, sobretudo barro, que é arrastado por enxurradas para o córrego por falta de mata ciliar ao longo de grande parte de suas margens. A decantação irá facilitar o tratamento e aumentará o volume de água para o abastecimento, informa a assessoria. Ainda não há previsão de quando o sistema complementar será instalado.

 

Título da matéria: Mandaguahy pode perfurar novo poço para melhorar abastecimento de água

Veículo: Jornal Comércio de Jahu

Data da publicação: 07/11/2010

Link: